Nucleo de ciencias

Nucleo de ciencias
Evoluindo com a ciencia

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

você sabia que...



... mudamos de posição, por meio de movimentos inconscientes, cerca de 20 a 60 vezes por noite?
... 32% das pessoas dormem no lado direito, 18% do lado esquerdo, 44% de costas e 6% de barriga?
... quando sonhamos os sentidos continuam alertas, mas os músculos ficam paralisados? Isso é para evitar que a pessoa viva o sonho, podendo até se machucar.
... tem gente que sonha em preto e branco, segundo pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)?
... cegos de nascença não têm sonhos visuais, mas sonham por meio de sensações, sons e cheiros?
... o relógio biológico do corpo humano, que nos aponta a hora de dormir e de acordar, é controlado pela luz que nossos olhos enxergam? (segundo a revista Science, publicada pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), e os pesquisadores da Universidade de Cornell (NY), o relógio natural pode ser modificado de uma maneira esquisita e fácil: iluminando a pele de trás dos joelhos com uma lanterna. O experimento já foi rechecado e é verídico, mas ainda não se sabe ainda a causa do fenômeno.)

O que os indianos indicam
Para relaxar a mente, os indianos abusam dos mantras, sons pronunciados repetidamente. Mantra, em sânscrito significa liberação da mente. Essas frases, versos e vibrações sonoras devem ser repetidos no mesmo ritmo e em voz baixa. Assim, ajudam a dissolver os pensamentos, chegando até a proporcionar um estado de transe. O mais tradicional é o OM, que se pronuncia aummmm. Antes de dormir, repita diversas vezes, preste atenção na sua respiração e tente não pensar em mais nada.
Já o ioga reequilibra o funcionamento da glândula pineal, a grande responsável pela produção de melatonina, hormônio que induz ao sono. A atividade também auxilia na respiração, que, feita corretamente, reduz muito a ansiedade. Faça como os iogues: deitado na cama, tampe uma narina e inspire profundamente pela outra. Troque a narina tapada e expire. Continue inspirando por uma narina e expirando por outra, repetidamente. Isso oxigena o cérebro e acalma a mente.

O que os chineses indicam
Um banho morno à luz de velas com música suave deve ser seguido de um chá quente de camomila ou de erva-cidreira antes de se deitar. Já na cama, a automassagem, feita na base do punho de ambos os braços com o seu polegar, relaxa a mente e afasta a ansiedade. Faça por 5 minutos.

Florais de Bach
Os florais de Bach não são indicados para a insônia, mas podem auxiliar no tratamento de sintomas que a induzem, como medo, ansiedade, estresse e angústia. Os florais são feitos em farmácias de manipulação e até seis tipos deles podem ser combinados em um só frasco. Devem ser tomados quatro vezes por dia, no mínimo quatro gotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário